A arquitetura indígena

No Brasil há diversas tribos indígenas espalhados por varias regiões do nosso pais. Cada tribo possui costusme diferentes, modo de organização de vida, rituais e arquitetura de aldeias. Existem milhares de tribos desconhecidas, não há registros que comprovem números exatos de quantas tribos e índios existem em território nacional. Atualmente foi descoberto uma tribo que vive em mata fechada no Acre e que seus constumes são totalmente primitivos, pois nunca tiveram contato com outros humanos que não sejam indios, principalmente, homem branco.

Indios atiram flexas no monomotor

Há tribos que possuem apenas uma casa, é a casa unitária, ela ajuda na organização da tribo, são usadas pelas tribos dos Tucanos, localizados na fronteira do Brasil e Colombia, pela  tribo Pano, habitantes do Alto Solimões, a tribo Yanomâmis e a tribo Marubos, mas possuem outras funções complementares, as casas pequenas circulam a casa grande. Cada uma dessas tribos, possuem o modo de construção e localização de suas aldeias são totalmente diferentes.

Os assentamentos indígenas mais comuns são as da tribo Tupiguarani, localizados na Amazonas. São aldeias formadas por varias construções.

Há diversas construções de aldeias indígenas, algumas delas são: Casas com planta baixa circular, Casa Jê: Xavante,  casas com planta baixa elíptica, casa antropomorfa, grande maloca Tukâno, casas com planta baixa retangular, casa Tupi: Tapirape, casas com planta baixa poligonal, a Shabono dos Yanomamis, casa-aldeia dos Marúbo, A construção da casa xinguana
.

Antropomorfismo da casa xinguana – Planta baixa e corte

Antropomorfismo da casa xinguana - Fachadas

 

Hoje os assentamentos de algumas tribos indígenas estão mais modernizadas. O contato com o homem branco trouxe modernidade, os modelos vem sendo reinterpretado por técnicas e materiais atuais.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: