A arquitetura Brasileira

Forte de São Jorge - Bertioga

A arquitetura no Brasil vem se desenvolvendo através dos séculos , é formada por diversas culturas, religião e todo o mistura que formou o povo brasileiro. Em diferentes regiões do nosso país, podemos notar diferentes predominâncias de arquitetura local, apartir das  localizações geográficas, costumes, cultura local, religião e afins.

No Brasil a arquitetura predominante foi  a arquitetura bandeirista e o Barroco mineiro, mas ainda existe quem ache o Rococó mais próximo. O Barroco é representado pelas igrejas construídas por Aleijadinho. A arquitetura bandeirista foi realizada pelas famílias dos bandeirantes, no que seria hoje o Estado de São Paulo. Anos depois o modernismo mudou a paisagem brasileira e sua arquitetura, iniciado pela construção de Brasília.

No inicio da colonização no Brasil, as primeiras construções foram os templos religiosos e as fortalezas. As primeiras ordens religiosas a se fixarem no Brasil, foram as Carmelitas, os Jesuítas e os Franciscanos, iniciando uma grande e nova riqueza cultural e religiosa para o país. Os templos seguiam o estilo tardo-renascentista ou maneirista português, caracterizado pelas faixadas compostas de figuras geométricas, frontões triangulares, janelas próximas ao quadrado e paredes marcadas pelo contraste entre a pedra e as superfícies brancas, de caráter bidimensional.

Construções de templos religiosos, moradias foi a técnica de taipa, usado principalmente nas regiões norte e nordeste do pais. Com o progresso da colonização, passaram a usar a técnica de adobe, que era mais resistente. Um dos primeiros exemplares foi a Casa-Forte de Garcia d’Ávila em Pernambuco, erguida já em 1551.

Casa de Taipa em Serra Talhada

A partir do século XVIII muitos outros estilo arquitetônicos começaram a serem notados no Brasil, como o Barroco e o Rococó, depois no século XIX em transição para o século XX o Neoclassicismo, Neogótico, Romantismo e Ecletismo, já no século XX O Modernismo, A segunda geração moderna, Pós-modernismo e contemporaneidade.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: