A dança para as crianças…

Por Aline Pyrrho

 

 

Quando criança, iniciamos o nosso processo de desenvolvimento da coordenação motora. Através do que se aprende no dia-a-dia, ela vai sendo esculpida e lapidada. A dança entra nesse processo de forma bastante expressiva, ajudando nas percepções de espaço e tempo, e também no conhecimento do próprio corpo e suas limitações. A criança começa a discernir os lados (direito e esquerdo), os movimentos (circulares, eretos, ovais, para cima, para baixo, etc.) e aprender a correlacionar todos estes interligadamente ou não, criando um poder de percepção e cognição entre o corpo e a mente. Desta forma, a criança desenvolve mais facilmente a rapidez e a lógica dos pensamentos.

A musculatura corporal também é trabalhada e desenvolvida, a flexibilidade é aflorada e a postura correta é ensinada e exigida. Todos esses mecanismos ajudam às crianças na evolução do corpo e hábitos saudáveis, chegando à fase adulta com uma menor possibilidade de gerar doenças.

Outro fator extremamente importante da dança para crianças é a disciplina. Chegar na hora certa, o uniforme adequado, estudar e treinar os ensinamentos com afinco faz com que as crianças estimulem desde cedo à responsabilidade e disciplina.

Dentre todos os benefícios acima, a criatividade é mais um que entra no hall dos benefícios da dança. As sequências de movimentos e passos ensinados que geram a capacidade cognição, criam a habilidade de criação de novos movimentos e passos.

Matéria relacionada: http://www.cdof.com.br/danca5.htm

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: