A dança para deficientes…

Por Aline Pyrrho

A principal característica da dança em benefício aos portadores de deficiência, é que ela permite a integração de todas as pessoas, engendrando a interação entre quem é e quem não é portador de deficiência. Essa habilidade que a dança tem, cria nos portadores de deficiência a alegria e a vontade de viver. A dança para pessoas com deficiência é um direito de acesso à arte. É uma prática de atividade física e exercício de cidadania.

Para cadeirantes, a dança oferece vários benefícios como: prevenção de rigidez articular; estimulação da musculatura, coordenação e resistência física; diminuição de contraturas; age na circulação do sangue e artérias, o que favorece a nutrição dos tecidos; melhoria cárdio-respiratória; agilidade no manejo da cadeira de rodas; equilíbrio do tronco; auxilia no aspecto físico e na conscientização corporal, já que, aumenta na pessoa a percepção e o contato com seu próprio corpo.

Para cegos e surdos, a dança permite que construam suas próprias idéias de tempo e espaço e de manutenção do equilíbrio, através da utilização dos outros sentidos. O indivíduo estabelece seu ritmo próprio de aprendizagem através da experimentação, do contato corporal, do toque, da exploração do espaço e dos sons. Os conhecimentos produzidos nestas experimentações são levados para as atividades diárias.

Matéria relacionada: http://oglobo.globo.com/blogs/maonaroda/

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: