Internet x Literatura

Como a internet pode consolidar o hábito da leitura? 

 

Ao contrário do que se pensava, a internet tem sido grande aliada da literatura. Fonte: http://www.e-book.com.br

  Por Renata Sodré

As novidades tecnológicas não param de surgir. Tv digital, videogames mais modernos, internet cada vez mais veloz e mídias sociais cada vez mais interativas! Diante de tanta tecnologia, onde podemos encaixar a literatura em nossas vidas? 

Ao contrário do que parece, a internet não pode apenas ser julgada por afastar as pessoas do bom hábito de ler. Ela também tem auxiliado a consolidar o hábito da leitura de forma mais interativa. Um exemplo disso é o site Trocando Livros, que possibilita que os usuários troquem livros um com o outro de forma organizada e segura. 

 A ideia consiste em disponibilizar livros que você quer trocar e dessa forma, quando alguém tiver interesse pelo seu livro, você é notificado por e-mail tendo um prazo de sete dias para enviá-lo a pessoa que o solicitou. Assim que é feita a confirmação do envio através do código que é dado pelos Correios, você ganha um crédito para escolher qualquer livro disponível no site. 

O site define regras como a proibição de disponibilizar livros rasgados ou em mau estado de conservação, por exemplo. 

 A estudante de administração, Lais Alves, descobriu o Trocando Livros através de uma amiga e desde então tem trocado livros com pessoas do Brasil inteiro. 

 “Já utilizo o site há uns seis meses e isso me fez aumentar a média de livros que eu lia. Como nem sempre tinha dinheiro para comprar um livro novo, acabava lendo bem menos do que eu queria. O Trocando Livros faz com que eu sempre circule os livros que já li e leia novos. Conhecimento é pra ser repassado mesmo!”, conta Lais. 

 Outra iniciativa começada através da internet é o “Perca um livro”. A ideia, consiste em deixar um livro “perdido” em local público com um bilhete de incentivo à leitura dentro do livro. O conceito dessa corrente é despertar o interessa da leitura nas pessoas que encontram o livro. 

 Como podemos perceber, apesar da internet possuir um hall enorme de entretenimente e nos manter distraídos com o mundo através de um clique, ela também foi capaz de oxigenar ideias para que o hábito da leitura seja difundido.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: