Resenha – Agosto

AGOSTO: UMA OBRA QUE PERPASSA TODOS OS MESES DO ANO

Livro: Agosto – Rubem Fonseca (Companhia das Letras – 1990)

Por Renata Sodré 

Quem começa a ler o livro Agosto, já se depara, na primeira página, com um assassinato relatado de forma minuciosa e com palavras extremamente fortes, que em vez de chocar o leitor, faz com que aguce mais a sua curiosidade e o prende de tal forma, que fica difícil se desvencilhar do clima de suspense presente em todas as páginas restantes.

Ficção e realidade se entrelaçam com maestria no manejo das palavras bem escritas e nas reflexões subjacentes aos fatos que relata. E este é o ponto chave do sucesso de Agosto.

Personagens adoráveis e detestáveis desfilam num cenário político e policial surpreendente. A graciosidade quase infantil de Alice, a esperteza ingênua de Salete e a ironia cínica de Rosalvo são alguns dos vários recursos utilizados por Rubem Fonseca para construir uma trama recheada de personagens interessantes e excêntricos.

A rudeza doce do herói da história – Comissário Alberto Mattos – é a combinação perfeita para a construção da personalidade de um policial, que desde o início da trama, se mostra prático em seus deveres profissionais e extremamente sensível e humanista nas horas certas. A personagem de Alberto Mattos é apaixonada e apaixonante.

Com dados históricos contundentes e descrições precisas sobre figuras políticas, Rubem Fonseca delineia com perfeição os bastidores conturbados da época.

Misto de um humor discreto e inteligente, Agosto nos arranca sorrisos inconscientes durante toda a leitura.

Agosto não é  só um romance comercial. É uma importante fonte de informação e cultura sobre a Segunda Era Vargas.

Saí da história para entrar na eternidade” – A frase com que Getúlio Vargas finalizou a carta de despedida antes de se suicidar poderia ser muito bem modificada. Depois de Agosto, Getúlio entra na história para continuar na eternidade. 

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: