O Amor na Arte

 

Ah, o amor!!

 

 

 

 

 O Dia dos Namorados foi no último sábado (12), mas nunca é tarde para falar de amor. Salvador Dalí, bem como outros artistas, teve uma musa: a russa Gala Éluard, que conheceu, em 1929, na casa do então marido dela, Paul Éluard. Uma mulher por quem se apaixonou e por quem morreu. 

Ambos viveram um romance digno de filme e repleto de obstáculos. O primeiro, Gala era casada. O segundo, ela era 10 anos mais velha que Dalí. O terceiro, a oposição do pai dele ao relacionamento. Mesmo assim, contra tudo e contra todos, eles se casaram em 1934 e tiveram uma filha.

Gala foi personagem de várias telas do artista, como “Galatéia das Esferas”, “O descobrimento da América por Cristovão Colombo” e “O Grande Masturbador” só para citar algumas.

 Sabe aquela história de todo namorado: “Se eu pudesse eu comprava a lua para você!”? Pois é! Dalí não comprou a lua, mas um castelo medieval para Gala. Muitos surrealistas acusavam Gala de ser gananciosa e por isso ter feito Dalí banalizar sua arte em troca de dinheiro. Mas, acusações a parte, Dalí amava Gala ao ponto de nunca recusar nenhum pedido dela.

 Algumas biografias citam que no final do relacionamento Dalí  e Gala já não se amavam tanto como no ínicio. Que ela tinha numerosos amantes mais jovens e que Dalí tomava remédios para depressão. Mas, ele não deixou de amá-la.

 Em 10 de junho de 1982 Gala morreu e Dalí entrou em depressão, perdendo a vontade de viver. Por vezes ficou desidratado e teve de ser alimentado por uma sonda nasal porque se recusava comer. Gala foi enterrada no castelo de Pubol e foi para lá que Dalí se mudou depois da morte dela. Sete anos depois, ele morreria.

 
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: