RockAntígona

A Antygona do século XXI

 

 

RockAntygona, uma tragédia Heavymetal

 

Por Creso Queiroz

 

RockAntygona

Luíz Melo (Creonte) RockAntygona - foto O Globo

 

Está em cartaz no Teatro do Leblon (Sala Marília Pêra), uma das tragédias gregas mais complexas e fascinantes do teatro antigo. A nova montagem do Rio de Janeiro, traz uma nova roupagem para o texto que data de 441 a.c, ou seja uma história de 2.500 anos.

O que se percebe no espetáculo RockAntygona é o desafio de recontar uma história tão antiga, mas também muito contemporânea. Como referência do texto de Sófocles, vale relembrar como é a tragédia grega e seus desfechos trágicos: Antygona é uma das mais belas e dramáticas tragédias já escritas por Sófocles, e o autor devassa em toda a sua profundidade o amor, a lealdade, a dignidade. O texto conta a historia de Antygona, que deseja enterrar seu irmão Polinice, que atentou contra a cidade de Tebas, mas o tirano da cidade, Creonte, promulgou uma lei impedindo que os mortos que atentaram contra a lei da cidade fossem enterrados, o que era uma grande ofensa para o morto e toda a sua família, pois a alma do morto não faria a transição adequada ao mundo dos mortos.

 Antygona, enfurecida, vai então sozinha contra a lei de uma cidade e enterra o irmão, desafiando todas as leis da cidade. Antígona é então capturada e levada até Creonte, que sentencia Antígona à morte, não adiantando nem os apelos de Hemon, filho de Creonte e noivo de Antygona, que clama ao pai pelo bom senso e pela vida da amada, pois Antygona apenas queria dar um enterro justo ao irmão. Hemon se desentende com Creonte e o desfecho é que Antygona é levada a morte. Ela ficará presa numa tumba até a morte.

 Aparece então Tirésias, o adivinho, que avisa a Creonte que sua sorte está acabando, pois o orgulho em não enterrar Polinice acabará destruindo seu governo. Antes de poder fazer algo, Creonte descobre que Hemon, seu filho, se matou, desgostoso com a pena de morte de Antygona. Aparece Eurídice e conta que, ao abrir a tumba onde Antygona estava presa, encontram-na enforcada. Eurídice, desiludida pela morte do filho também se mata, para desespero de Creonte, que ao ver toda sua família morta se lamenta por todos os seus atos, mas principalmente pelo ato de não ter atendido o desígnio dos deuses, o que lhe custou a vida de todos aqueles que lhe eram queridos.

 

diretor de RockAntygona

Guilherme Leme (diretor de RockAntygona)

 

 

A nova montagem no Rio começou há dois anos e, segundo o diretor, a escolha de Luíz Melo para o papel de Creonte, foi uma escolha que veio à  mente no momento da escalação do elenco, pois Melo tem a força e o carisma ao mesmo tempo e isso precisa aparecer muito em cena, devido ao personagem Creonte ser simpático e cruel na mesma intensidade. Outra curiosidade de RockAntygona, é o papel da própria Antygona, pois atriz que faz o papel título está grávida de sete meses e continua na peça. A personagem é muito forte e carregada de emoção, o que teria a preocupado no início da peça e chegou até a pensar na hipótese de desistir. Segundo Larissa em entrevista ao jornal O Globo, “Fazê-la mesmo estando grávida é a minha maneira de ser Antygona”. Contou ela.

Também na entrevista com os atores do elenco, Luíz Melo afirmou que: “O homem continua o mesmo. A guerra, a intolerância, está tudo aí se repetindo”. Disse Melo.

Com direção de Guilherme Leme e atuação dos atores Luíz Melo, Larissa Bracher, Armando Babaioff e Marcelo H.

O espetáculo não é recomendado para menores de 16 anos

 

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: